28 Setembro 2018

Seis motivos para deixar as crianças cozinhar

A preparação das refeições em família pode ser não apenas um momento de convívio, mas também uma importante aprendizagem para as crianças.

Cozinhar não precisa ser uma tarefa exclusiva do pai ou da mãe. As crianças podem e devem ter o seu lugar nesta tarefa doméstica diária já que, além de ser uma excelente desculpa para estarem juntos, esta é também uma forma prática e divertida de aprender a comer melhor e tornarem-se mais autónomos. Mas há mais benefícios. Aqui ficam seis motivos para reservar aventais lá em casa para os mais pequenos:

1. Alimentação mais saudável. Já é habitual as crianças fazerem birra quando têm de comer sopa ou legumes. Se fizerem parte do processo de preparo, tornam-se mais recetivas e curiosas no momento da refeição.

2. Aprender matemática a ler receitas. Contar os ovos para um bolo, medir a quantidade de água, saber quantas colheres de açúcar vão ser precisas é uma forma divertida e natural de aprender matemática sem que os miúdos tenham de usar o caderno de exercícios.

3. Mais organizados. A capacidade de organização é colocada à prova durante a preparação de uma refeição. Reunir os ingredientes, alinhar utensílios ou planear o tempo para a refeição estar pronta a horas são ferramentas úteis para aprender a pensar e organizar o futuro próximo.

4. Trabalho de equipa. Ao dividir tarefas na cozinha, as crianças estão a exercitar a capacidade de trabalhar em grupo e fazer parte de uma equipa.

5. Aula de ciências. Uma refeição tem várias fases e processos que podem ser ensinados de forma divertida. Os diferentes estados físicos (gasoso, líquido e sólido), o crescimento dos alimentos, as alterações de consistência e aspeto durante a cozedura, ou os processos de fermentação e fervura, por exemplo.

6. Coordenação motora. Picar, misturar, bater, triturar, cortar, enrolar (entre outros) ajuda a desenvolver a coordenação motora. 

Sabia que...?

12 Outubro, 2018

Dicas para fazer um vídeo em família. E ganhar prémios com ele.

Até 11 de novembro, está a decorrer o passatempo Brincar na Cozinha em que cozinhar em família pode dar prémios até 5.000 euros e uma viagem com destino […]
24 Setembro, 2018

Lanches saudáveis para fazer com as crianças

Se as crianças pudessem escolher, o lanche seria todos os dias gelado, doces, guloseimas, não é verdade? Claro que, de vez em quando, não é um problema sério […]
18 Setembro, 2018

Esquisitices dos mais novos à mesa? Há truques para acabar com isso

Há dias em que as refeições dos mais novos parecem uma verdadeira guerra de nervos, não é? Estes são alguns truques para evitar as birras e os […]
13 Setembro, 2018

Crianças na cozinha, hábitos saudáveis para a vida

Envolver os filhos na confeção das refeições é uma boa ideia, diz estudo. Hoje, as crianças estão cada vez mais expostas a produtos processados e a uma alimentação pouco […]