O tamale é um prato tradicional da culinária mexicana, que consiste em uma massa à base de farinha de milho recheada com diversos ingredientes, como carnes, legumes e queijos. Neste artigo, você vai aprender a preparar deliciosos tamales mexicanos seguindo uma receita simples e saborosa.

Ingredientes para a massa dos tamales

  • 4 xícaras de farinha de milho para tamales
  • 1 ½ xícara de caldo de frango ou legumes
  • 1 xícara de gordura vegetal ou banha derretida
  • 1 ½ colher de chá de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • Folhas de milho secas para embrulhar os tamales

Ingredientes para o recheio dos tamales

  • 1 xícara de feijão cozido
  • 1 xícara de queijo cotija ralado
  • 2 coxas e sobrecoxas de frango desossadas e picadas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimentão picado
  • ½ xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 lombo de porco cozido e desfiado (opcional)
  • 2 tomates maduros picados
  • Sal e pimenta a gosto

Como preparar os tamales mexicanos

Preparo da massa de tamales

Em uma tigela grande, misture a farinha de milho, o fermento em pó e o sal. Adicione a gordura vegetal derretida e o caldo de frango aos poucos, mexendo bem até obter uma massa homogênea e maleável. Reserve.

Preparo do recheio de tamales

Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o pimentão picado, as azeitonas e os tomates, deixando cozinhar por alguns minutos. Acrescente o frango picado, o feijão e o lombo desfiado (se estiver usando), temperando com sal e pimenta a gosto. Refogue por mais alguns minutos e reserve.

Outro artigo:  A deliciosa receita de tempura de legumes crocante

Montagem dos tamales

Para montar os tamales, comece passando água morna nas folhas de milho secas para que fiquem macias e flexíveis. Pegue uma folha de milho e coloque aproximadamente ¼ de xícara de massa no centro da folha, espalhando-a em uma camada fina. No centro da massa, coloque uma porção generosa do recheio e cubra com um pouco de queijo cotija ralado.

Dobre a folha de milho, unindo as laterais e dobrando a parte inferior para cima, formando um embrulho retangular. Amarre com um pedaço de barbante ou uma tira da própria folha de milho. Repita o processo até acabar toda a massa e o recheio.

Cozimento dos tamales

Coloque os tamales em uma panela grande com água fervente, deixando cozinhar por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que a massa esteja cozida e firme. Durante o cozimento, verifique se a água está evaporando muito rápido e acrescente mais água quente, caso necessário.

Ao final do cozimento, retire os tamales da panela e deixe-os descansar por cerca de 5 minutos antes de servir. Para comer, basta abrir a folha de milho e saborear o delicioso tamale mexicano!

Dicas e variações na receita de tamales mexicanos

Caso você não encontre a farinha específica para tamales, pode substituir por fubá pré-cozido, mantendo a mesma quantidade indicada na receita.

O recheio de tamales pode ser adaptado de acordo com sua preferência, utilizando outros tipos de carnes, legumes e temperos. Os tamales mexicanos também podem ser preparados com recheios vegetarianos e veganos, substituindo as carnes por cogumelos, legumes ou proteínas vegetais.

Para uma versão mais saudável dos tamales mexicanos, experimente utilizar farinha de milho integral e reduzir a quantidade de gordura na massa. Além disso, opte por grelhar os ingredientes do recheio em vez de refogar, garantindo um sabor delicioso e nutritivo!

Outro artigo:  A deliciosa e prática receita de patê de atum
About Author

Joana

A cozinha sempre foi o meu refúgio e a minha forma de expressão. Em cada prato que preparo, tento capturar a essência das duas culturas que agora chamo de minhas. Através do site "Brincar na Cozinha", tenho o prazer de compartilhar com vocês as receitas que colecionei e aperfeiçoei ao longo dos anos.

Cada receita é uma viagem, uma fusão dos sabores tropicais do Brasil com os toques tradicionais portugueses. Meu objetivo é inspirar todos a experimentar, a "brincar" na cozinha e a descobrir a alegria que é cozinhar.

Junte-se a mim nesta aventura culinária e vamos celebrar juntos a magia da comida e a união de culturas!