Fruta da época: a solução para uma vida mais saborosa

A fruta é essencial para a nossa saúde, mas nem sempre a consumimos na altura ideal. Sente que a sua fruta já não tem a qualidade que tinha? Isso tem uma explicação. Descubra a importância de consumir fruta da época.

Fomos habituados a encarar os legumes e a fruta como alimentos importantes para a nossa saúde e alimentação, mas, por vezes, passar essa mensagem aos mais novos nem sempre é fácil. Gostam de umas frutas, não gostam de outras e a época em que estamos acaba por também influenciar.

Os legumes e as frutas da época têm vantagens a vários níveis – saúde, ambiente e até para a carteira – e isso tem uma explicação. Os produtos da época têm características nutricionais e organoléticas (odor, sabor, cor) mais vantajosas devido ao menor processamento.

Depois de serem colhidas, as frutas perdem nutrientes e, consumidos fora da sua época, ficam muito tempo em prateleiras ou em veículos de transporte. Isso resulta na redução da sua riqueza em vitaminas e nutrientes.

Depois de percebermos, de forma geral, quais são os benefícios e as desvantagens de consumir fruta fora de época, sabe explicar o que é a fruta da época? Os produtos sazonais (fruta da época) são aqueles comprados e consumidos na altura em que são colhidos. Como tal, descubra quais as vantagens de os consumir.

Fruta da época, fruta mais saborosa
Após a colheita, as frutas começam a perder nutrientes. Amadurecendo naturalmente nas árvores e colhidos no momento ideal, as frutas da época são mais saborosas e frescas.

Grande valor nutricional
É no solo e com o sol que as frutas ganham nutrientes, como antioxidantes e vitamina C. Se o consumo for feito próximo da data em que foi colhido, a fruta recebeu mais sol e amadureceu diretamente na árvore, aumentando o seu valor nutricional.

Responder às necessidades do corpo
A natureza sabe o que faz. Como tal, as frutas da época ajudam a satisfazer necessidades do nosso organismo consoante a época do ano. Nos meses mais frios, o nosso corpo necessita de alimentos mais ricos em vitamina C. Por outro lado, na primavera ou no verão, é importante consumir frutas ricas em água, como o melão ou a melancia.

Variar na alimentação
Ao consumir as frutas da época vai acabar por consumir uma maior variedade de alimentos. Experimente sabores diferentes e dê-os a experimentar aos mais pequenos. Está na altura de dar uma oportunidade a algumas frutas. Não se esqueça que todas elas têm um lugar importante na nossa saúde.

Preços mais baixos
A lógica é simples: se há abundância do produto, os preços são mais baixos. Isso acontece porque o esforço de produção e distribuição são menores, uma vez que colher a fruta madura das árvores não implica custos noutras áreas, como o armazenamento. Quem é que não prefere produtos mais saborosos a um preço mais baixo?

Apesar de termos acesso a todo o tipo de frutas durante todo o ano, a fruta tem uma época certa. Dê uma oportunidade a todas as frutas na altura ideal e retire delas todos os benefícios possíveis!