Que alimentos aguentam mais tempo?

Há certos alimentos que sabemos que podem ser armazenados durante mais tempo, algo que poderá ser benéfico na hora de fazer compras.

Fazer uma alimentação equilibrada e de forma saudável é, muitas vezes, um desafio. Para fazer a sua lista de compras, confira sempre a validade dos produtos, de forma a armazenar durante mais tempo. Porém, ficam já aqui umas dicas sobre alimentos que têm um prazo largo:

Mel: Dizem os antigos que o mel não tem prazo de validade. E isso não é totalmente falso. Se bem armazenado, este doce natural pode durar muito tempo, isto porque não contém muita água, logo os micro-organismos não se conseguem desenvolver no mesmo. Para além disso, é mais saudável do que o açúcar refinado.

Feijão: Não o de lata, mas aquele seco, pode durar bastante tempo, desde que, tal como o mel, esteja bem armazenado. Para o cozinhar, basta voltar a colocá-lo de molho durante algum tempo.

Batata: A batata, quando armazenada em condições corretas, pode manter-se até dois meses. Para além disto, é um alimento que pode ser confecionado de diferentes formas, podendo ser uma forma de manter uma alimentação equilibrada e com muitos nutrientes.

Abóbora: A abóbora é outro alimento que se pode conservar durante alguns meses, principalmente quando mantida num ambiente fresco e seco. Para além de a poder utilizar em diversos pratos, pode ainda aproveitar todos os seus componentes (como é o caso das sementes).

Laranjas: As laranjas, em temperatura ambiente, geralmente duram cerca de uma semana. Mas, se bem acondicionada no frigorífico, poderá prolongar esse período de tempo por mais uma semana.

Se acha que mesmo assim não é suficiente e vê que tem algum ingrediente em risco de perder qualidade, poderá sempre congelar. Pode depois aproveitar para fazer uma deliciosa sopa, batidos, sumos refrescantes ou purés!