14 Junho 2017

Dicas para fazer um vídeo em família. E ganhar prémios com ele.

Até dia 25 de junho, a Teka e a Notícias Magazine promovem o passatempo Brincar na Cozinha em que cozinhar em família pode dar prémios até 1500 euros e uma semana de férias. O que tem de fazer? Reunir a família, fazer uma receita até oito minutos, filmar esse momento e inscrever-se aqui.

As famílias dos seis vídeos mais votados vão à final em setembro, em que terão de cozinhar, ao vivo, perante um júri. A vencedora irá receber 1500 euros em eletrodomésticos Teka e cinco noites num hotel Vila Galé em Portugal Continental. As restantes 5 famílias finalistas recebem um vale de 750 euros em eletrodomésticos Teka.

E agora está a perguntar-se como pode fazer um vídeo com os seus filhos (dos 5 aos 14 anos) apelativo, original, com piada e que mostre uma receita completa? Não se preocupe, não é tão difícil quanto imagina. Aqui ficam algumas dicas que vão facilitar o processo e tornar este momento em família uma memória divertida para recordar mais tarde.

Escolha uma receita simples
O vídeo é curto (máximo oito minutos), não vale a pena escolher um prato complicado, que demore muito tempo ou que tenha muitos passos. Corre o risco de todos se atrapalharem ou de não conseguirem completar a receita. Decida fazer alguma coisa que as crianças já conhecem e gostem.

O local é importante
Se tem uma cozinha grande com luz, está com sorte. É importante ser um lugar espaçoso, onde os miúdos possam movimentar-se à vontade. Se tem uma mesa grande, escolha filmar aí os primeiros passos, é uma boa alternativa aos balcões de cozinha virados para a parede.

Preparar tudo antes
Não vale a pena filmar a preparação dos legumes ou fruta. Cortá-los e prepará-los antes de filmar vai poupar-lhe tempo e tornar o momento mais fluído. Distribua os ingredientes pela mesa, já prontos, e as crianças vão parecer autênticos chefs.

O mais difícil faça você
É uma receita em família, os pais também podem (e devem) participar. Não é aconselhável para as crianças lidarem com fornos ou fogões, nem mexerem em facas afiadas. Os adultos podem ficar encarregados dessas tarefas.

Filmar não é problema
Não tem experiência a filmar nem tem uma câmara profissional? Não é um problema, o objetivo é que este seja um vídeo familiar. Hoje, os telemóveis já têm câmaras com muito qualidade e programas de edição incorporados. Dica: filme a receita completa num único plano geral com a câmara fixa. Depois, se sentir necessidade, faça planos mais fechados das crianças e do prato. Se puder ter duas câmaras (uma fixa e uma que vá filmando pormenores ao mesmo tempo, melhor ainda. Porque não convidar um amigo ou familiar para dar uma ajuda extra na filmagem?

Deixe espaço para improvisar
A ideia é seguir uma receita e completá-la na integra. O resultado final é importante mas o processo também. Sobretudo, um dos aspetos avaliados é o bom ambiente familiar. Por isso, se tiver tudo organizado, deixe as crianças darem asas à imaginação. Pode ser aí que surgem aqueles momentos mais divertidos que vão fazer a diferença no vídeo.

Sabia que...?

17 Setembro, 2017

Grande final do passatempo Brincar na Cozinha

A grande final do Passatempo Brincar na Cozinha juntou pais e filhos para prepararem refeições em conjunto e ganharem prémios. A família Simões venceu, com o seu bolo arco-íris.  […]
28 Junho, 2017

Passatempo Brincar na Cozinha: já pode votar

De abril a junho, várias famílias colocaram a mão na massa e fizeram vídeos de receitas que nos enviaram. O objetivo? Participar no passatempo Brincar na […]
12 Junho, 2017

Lanches saudáveis para as férias com as crianças

As férias de verão estão quase a começar e o calor já aperta. Por escolha das crianças, o lanche seria todos os dias gelado, não é? […]
1 Junho, 2017

Onde comemorar o Dia da Criança? Que tal na cozinha, com elas?

Hoje o dia é delas, das crianças! E se calhar estão à espera de um presente. Mas, além disso, e porque o melhor que lhes pode […]