Ao longo dos anos as capacidades dos fornos foram evoluindo, facilitando formas de cozinhar e, principalmente, de limpar. Por exemplo, um dos truques mais importantes para preparar biscoitos caseiros é ter certeza de que a bandeja está sempre bem centrada. Desta forma, o cozinhado será mais homogéneo.
Para calcular o tempo de cozinhado, é muito importante ter em atenção a textura dos alimentos, o seu tamanho e, até mesmo, a quantidade de fibra ou gordura presentes. É, também, de extrema importância ter o cuidado de desligar o forno antes que o tempo de cozinhado termine. Ao fazê-lo, poderá usar o calor residual que permanece algum tempo no forno.
O forno é um eletrodoméstico indispensável numa cozinha, devido às suas múltiplas funcionalidades. Como tirar o máximo partido do seu forno para fazer biscoitos caseiros? Quantas vezes já lhe aconteceu retirar biscoitos do forno que parecem estar no ponto, mas cuja massa está crua por dentro? É muito comum isto acontecer quando se cozinha a medo.
Tendo esta questão em conta, apresentamos-lhe alguns truques para o evitar e cozinhar os melhores e mais deliciosos biscoitos.
Ingredientes
Os ingredientes mais comuns são ovos, açúcar, sal, manteiga, farinha, fermento e alguns condimentos a gosto. Antes de iniciar o processo, pese todos os ingredientes com precisão e reserve-os à temperatura ambiente (a menos que alguns dos ingredientes precisem de estar frios).
Se a receita não disser o contrário, o tamanho dos ovos deve ser M, o que corresponde a cerca de 55 ou 65 gramas por unidade. Á massa deverá sempre adicionar uma pequena quantidade de sal para realçar o sabor do doce. No entanto, caso utilize manteiga com o sal, não se torna necessário acrescentar sal à massa.
Se fizer biscoitos de chocolate, um truque para melhorar o sabor passa por acrescentar uma colher de café expresso. Prefira utilizar farinha de trigo e fermento como um impulsionador químico. Neste caso deverá optar por fermento em pó e não a versão fresca.
Para conferir mais sabor à massa utilize essência de baunilha, casca de laranja ou limão ralada.
A massa
Se preferir que os seus biscoitos fiquem mais esponjosos a massa deverá ter mais ar. Para isso, bata as claras num recipiente e as gemas com o açúcar noutro. A farinha deve ser sempre peneirada, com o fermento incorporado. Caso não tenha fermento químico, pode sempre substituí-lo por bicarbonato de sódio. Adicione uma colher para cada meio quilo de farinha.
Junte a farinha aos ovos batidos, de imediato, para que o ar não se perca. A farinha deve ser acrescentada aos poucos, para que fique totalmente incorporada com o resto dos ingredientes e não se formem grumos.
O cozinhado
Quando a massa estiver pronta, ponha-a cozinhar imediatamente. Poderá ajudar dando alguns golpes suaves na forma antes de a colocar no forno, para que o ar saia. É importante que forno esteja pré-aquecido, e à temperatura certa (geralmente 180ºC). Para evitar que a massa pegue à forma, o indicado à untá-la com manteiga, polvilhar com farinha e remover o excesso.
Quando colocar a massa no forno, e caso queira usar o turbo ou a ventilação, é aconselhável baixar a temperatura uns 10ºC. Cada forno funciona de maneira diferente, mas uma boa forma de conseguir regular a temperatura, quando cozinhar biscoitos, passa por reparar no crescimento da massa. Se as laterais não estiverem a subir é porque deve aumentar a temperatura; se o centro da massa subir muito então é porque a deve baixar.
A regra básica para preparar os melhores biscoitos é nunca abrir a porta do forno durante o processo, pelo menos durante dois terços do tempo do cozinhado. Uma vez passado este período de tempo, poderá abrir a porta para verificar o ponto de cozinhado dos biscoitos. Utilize um palito para verificar em que ponto estão os biscoitos e, quando este sair limpo, é porque a massa está cozida.
Caso não queira que os seus biscoitos fiquem com um tom muito acastanhado, o melhor será colocar papel de alumínio por cima do tabuleiro. Se tiver em consideração todos estes truques, na altura de preparar os seus biscoitos, o resultado será garantidamente perfeito. Não se esqueça que o forno será sempre o seu melhor amigo na cozinha. As melhores refeições e sobremesas podem ser confecionadas neste equipamento.