26 Dezembro 2018

Brincar na cozinha: famílias que cozinham juntas

Fortalece os laços, aumenta a capacidade de concentração das crianças, ajuda a fazer da cozinha um espaço de partilha e boa disposição. Preparar refeições em família pode ser uma excelente atividade. Se a isso se juntar a possibilidade de ganhar prémios, então estão reunidos os ingredientes para uma receita de sucesso. Estes são os seis finalistas do Passatempo Brincar na Cozinha, promovido pela LIFE, Notícias Magazine e Teka. O vencedor será conhecido a 2 de março.

Textos de Ana Patrícia Cardoso

 

Família Pinto

Natas do Céu
Natas do Céu foi a sobremesa escolhida pela família Pinto para participar no passatempo. Não só é a receita predileta das filhas Iva e Lia como é «o pedido número um das festas com familiares e amigos», diz o pai Carlos. «Já todos sabem que é guloseima garantida.» A mãe, Margarida, também gosta de cozinhar e trata das refeições diárias, mas é o pai que coloca o avental para tratar dos doces. Na grande maioria das vezes, com a ajuda da dupla de mini chefs que, quando terminam a tarefa, gostam de rapar o tacho e lamber a colher (não gostamos todos?). O nome do passatempo chamou a atenção dos pais e o prémio vinha mesmo a calhar mas. Mas, para Carlos, «o importante foi juntarmo-nos todos e as miúdas divertirem-se a participar. Teremos sempre esta recordação em família».

 

Família Machado

Bolo de chocolate
Maria dos Anjos e o filho Guilherme formam a dupla Machados, uma das famílias finalistas do passatempo Brincar na Cozinha. Escolheram o bolo de chocolate por «mero acaso». Quando viram o anúncio e decidiram meter as mães na massa, esta sobremesa foi a primeira escolha. Apesar de ter apenas 5 anos, Guilherme tem predileção pela cozinha desde os 2, quando ficava a ver a mãe cozinhar. Passados três anos, delicia-se dar uma ajuda nas sopas, panquecas, ovos mexidos ou marmelada. «Não o deixo chegar ao fogão, ainda é cedo, mas já vai descascando alguns legumes.» Ao fim de semana, Guilherme vai sorrateiro ao pé de Maria dos Anjos e diz-lhe: «mamã, que tal fazermos umas bolachas?». O pedido é irresistível e lá vão para a cozinha, onde se divertem juntos. Não é tudo o que se pode desejar?

 

Família Martins

Brusqueta FiliRo
O nome da receita escolhida para concorrer é a junção dos nomes do pai Filipe e do filho Rodrigo, de 7 anos. A mãe Inês filmou tudo e delicia-se com a interação dos dois. A família costuma fazer brusqueta ao fim de semana, sobretudo domingo à noite. «Sábado e domingo são os nossos dias para cozinharmos em conjunto. Nas férias também adoramos fazer pequenos almoços diferentes», diz Inês. E o filho leva a tarefa a sério. «Agora tem o próprio avental mas antes costumava colocar um pano para fazer o efeito». Chef que é chef não deixa nenhum pormenor ao acaso. No dia-a-dia, a mãe costuma ir para a cozinha. O pai gosta mais de criar pratos diferentes e inventar no momento. Está-lhe no sangue, os avós paternos eram cozinheiros. Orgulho em participar no passatempo não faltou e Rodrigo não se fez rogado. Levou um convite que ele mesmo fez para os amigos da escola e colegas do futebol votarem na receita da família Martins. Parece que resultou e chegaram mesmo à final.

 

Família Marinho

Mousse de groselha
A família Marinho não é novata nas andanças dos vídeos em família. O canal Brincapanda tem mais de 26 mil subscritores e cerca de cem vídeos em que a estrela é o Tomás, de 5 anos. Os pais, José e Marlene, já conheciam o passatempo, tendo participado na primeira edição. Na segunda vez, a receita escolhida foi a mousse de groselha que a avó Emília costuma fazer. É com ela que Tomás mais cozinha mas em casa não resiste a partir os ovos ou pedir para fazer bolachas. José alimenta este gosto mas, no início, estranhou um pouco, reconhece: «Sempre achei que brinquedos de cozinha fossem mais para as meninas. Mas ele pede e adora e são muito úteis.» Estereótipo ultrapassado, o Tomás vai brilhando nos vídeos, enquanto não tem idade para se dedicar sozinho às receitas da avó. E brilhou também naquele com que concorreram ao passatempo. Por isso estão entre os seus finalistas.

 

Família Amaral

Dourada com batata doce
O pai das irmãs Rita e Vanessa faleceu recentemente. O acontecimento abalou toda a família e, para trazer algum ânimo, Rita sugeriu uma brincadeira: porque não participarem no passatempo Brincar na Cozinha? A irmã Vanessa e os sobrinhos Martim e Maria Matilde, de 12 e 9 anos, acharam uma ideia ótima e meteram mãos na massa. «As crianças têm um poder curativo enorme» diz a tia embevecida. O Martim nunca tinha descascado uma cebola. A primeira vez – e as primeiras lágrimas – foram registadas para o vídeo. Os dois irmãos ficaram encarregues de descascar todos os legumes. «E a julgar pelo resultado final, têm mesmo jeito para a coisa.» Saem aos seus. Os encontros desta família funcionam à volta da mesa. «Desde pequena que a minha mãe nos levava para a cozinha. Sempre tivemos esta tradição muito vincada. Por exemplo, as garrafas de vinho não se abrem à mesa, abrem-se na cozinha», brinca Rita. A mãe, Vanessa, engenheira alimentar e nutricionista, além de cozinhar com os filhos, tem o projeto Nutricientistas, em que dá workshops nas escolas para educar as crianças a ter uma alimentação mais saudável.

 

Família Mateus

Bolachas de chocolate
Quando Míriam sugeriu a participação no passatempo, a filha Rebeca, de 6 anos, não se fez de rogada. «Ela gosta mesmo de cozinhar. Fez anos recentemente e chateou-se comigo porque fiz o bolo mais tarde, quando já estava a dormir. Ficou triste porque queria fazer o bolo para os amigos.» Desta vez mãe e filha foram para a cozinha e dividiram tarefas para preparar bolachas de chocolate. A escolha foi fácil porque «é uma receita de família que já se tornou a nossa imagem de marca». O timing não podia ser melhor. A família está em fase de construção da nova casa e o prémio vinha mesmo a calhar. O pai Pedro também gosta de cozinhar com Rebeca e o prato predileto dos dois são «as panquecas que fazem quase todos os fins de semana». Pediram a amigos e conhecidos para votar e deu resultado, a família Mateus vai à grande final que se realiza em janeiro.

Sabia que...?

1 Novembro, 2018

Cozinhe com toda a família e ganhe 5.000 euros em prémios

Já sabe o que vai fazer no fim-de-semana? Leve os seus filhos para a cozinha. Prepare uma receita em família, filme ou fotografe o momento e […]
26 Outubro, 2018

Como colocar um vídeo no Youtube

Quer participar no passatempo Brincar na Cozinha e ganhar até 2.000 euros em eletrodomésticos e umas férias para um sítio à sua escolha no valor de 3.000 […]
12 Outubro, 2018

Dicas para fazer um vídeo em família. E ganhar prémios com ele.

Até 11 de novembro, está a decorrer o passatempo Brincar na Cozinha em que cozinhar em família pode dar prémios até 5.000 euros (até 2.000 euros em eletrodomésticos Teka […]
28 Setembro, 2018

Seis motivos para deixar as crianças cozinhar

A preparação das refeições em família pode ser não apenas um momento de convívio, mas também uma importante aprendizagem para as crianças. Cozinhar não precisa ser […]